Uma sociedade que vive em harmonia em meio à diversidade
Uma nação com uma longa e rica história, a Tailândia preservou sua identidade e tradições únicas ao longo dos séculos, ao mesmo tempo em que deu boas-vindas a diversas culturas que chegavam às suas costas enquanto o Reino aumentava seus contatos com o mundo exterior. Os tailandeses são conhecidos por sua simpatia, generosidade e tolerância, independentemente de sexo, raça e religião.
A Tailândia tem uma população de cerca de 65 milhões de habitantes, consistindo em cerca de 80 por cento de tailandeses, 10 por cento de chineses e três por cento de malaios. O resto são minorias, incluindo os povos Mons, Khmers e várias tribos das montanhas. Existem cinco religiões principais atualmente observadas. Cerca de 89 por cento dos tailandeses são budistas da tradição Theravada. Os muçulmanos são o segundo maior grupo religioso da Tailândia, com cerca de 10 por cento. Os cristãos, principalmente católicos, representam 0,7 por cento da população. Há também uma pequena, mas influente comunidade de sikhs na Tailândia e alguns hindus que vivem nas cidades do país que estão principalmente envolvidos no comércio de varejo, além de uma pequena comunidade judaica que remonta ao século 17. Todos esses grupos vivem em harmonia e gozam da liberdade de praticar suas respectivas crenças, liberdade esta garantida pela constituição do país. Sua Majestade o Rei, embora budista, é patrono de todas as religiões.
Sustentando por oito séculos de história relatadas a Tailândia é rica em tradição que remonta a mais que tais oito séculos. A herança cultural tailandesa é uma mistura de costumes, desde a corte real siamesa e principados tributários históricos até o folclore regional distinto. A cultura tailandesa também foi influenciada por princípios religiosos, amplamente inspirados pelo Budismo Theravada, mas também incorporando uma grande quantidade de tradições indianas, chinesas, Khmer e outras tradições do resto do Sudeste Asiático e além. A cultura, as artes e as religiões foram defendidas com base na liberdade e na integração. Isso tem permitido que o país se mantenha aberto ao mundo exterior, pronto para adotar inovações que beneficiem a sociedade.
A cultura é reconhecida como um elemento importante do tecido social do Reino e de sua economia dinâmica, permitindo que todos os cidadãos defendam suas virtudes, vivam juntos pacificamente e se adaptem continuamente às mudanças.
O papel da Tailândia na Comunidade Global de Nações
A atitude e perspectiva afetuosa da Tailândia se estendem a nossa cidadania global. O papel ativo do Reino em fóruns bilaterais, regionais e multilaterais é um testemunho de seu compromisso em criar um mundo pacífico, harmonioso e próspero por meio de parcerias e compromissos globais. A política externa da Tailândia prioriza a parceria do país com seus vizinhos imediatos, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a região asiática como um todo. Ao mesmo tempo, com as mudanças no cenário global, a Tailândia continua a ampliar seu horizonte. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância de consolidar seus laços com os parceiros existentes, o Reino continua a aprofundar e ampliar suas parcerias com países de outras partes do mundo, incluindo África, Américas, Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia.
No nível regional, a Tailândia tem sido um defensor ativo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que foi criada em 1967 com a assinatura da Declaração de Bangkok. De 24 de julho de 2008 a 31 de dezembro de 2009, como Presidente da ASEAN, a Tailândia teve a responsabilidade de levar adiante o processo de maior integração do bloco. Foi durante a presidência tailandesa que a Carta da ASEAN entrou em vigor em 15 de dezembro de 2008, bosquejando os princípios orientadores para a nova ASEAN e tornando-a uma organização baseada em regras e centrada nos habitantes da região. A Comissão Intergovernamental da ASEAN para os Direitos Humanos (AICHR) foi criada em 2009, também enquanto o Reino fazia a governança da ASEAN.
Dada a crescente interdependência entre as nações e a natureza global dos desafios de segurança, a Tailândia está fortemente comprometida com o multilateralismo no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) como um pilar principal de sua política externa e com uma abordagem mais eficaz para enfrentar os desafios globais. Desde que ingressou nas Nações Unidas em 1946, a Tailândia tem sido um membro ativo da ONU e tem trabalhado em cooperação com todas as agências da ONU na Tailândia, sudeste da Ásia e outras partes do mundo. Como membro responsável da comunidade internacional, a Tailândia desempenhou um papel ativo nas operações de manutenção da paz em todo o mundo, como em Timor Leste, Burundi e Darfur.
Além disso, o Reino tem trabalhado para promover parcerias internacionais para atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. A Tailândia também reconhece a importância dos diálogos inter-religiosos nesta nova era e tem procurado construir pontes entre diferentes culturas e religiões para extrair força da diversidade. O Reino imagina um mundo globalizado de diversidade e harmonia, onde todas as culturas e religiões possam trabalhar juntas para promover a parceria e o multilateralismo a fim de construir um mundo de verdadeira paz, progresso e prosperidade para todos.
Turismo
A Tailândia tem sido um destino turístico favorito entre os viajantes internacionais. O país tem muito a oferecer a todos - desde praias de areia branca e belas montanhas a templos centenários e uma rica herança. É conhecida por sua religião e cultura harmônica e, portanto, como uma terra que celebra com entusiasmo festivais de todas as culturas e recebe hóspedes estrangeiros com sorrisos calorosos e hospitalidade efusiva. A comida tailandesa também é visual e delícias culinárias para visitantes estrangeiros e as possibilidades de compras ilimitadas de modernos centros comerciais a ruas pendoais e mercados noturnos. As atrações turísticas podem ser encontradas em todas as partes do país.
No Norte, a paisagem é marcada por montanhas e florestas com morro indígena tribos e templos de arquitetura distinta do Norte, enquanto o sul oferece aos visitantes a respiração tendo cenários com praias de areia branca e centenas de ilhas rodeadas por turquesa dos mares. Ao leste e nordeste, existem muitas ruínas misteriosas e sítios arqueológicos esperando para ser explorado, enquanto na região central, o esplendor do grande palácio e outros locais históricos fornecem um vislumbre da rica história do Reino e sua interação com o mundo exterior ao longo dos séculos. Devido à abundância e variedade de naturais recursos naturais, a Tailândia é um destino preferido para os aventureiros e ecoturistas. Lá são mais de 100 parques nacionais, incluindo mais de 20 parques marinhos e mais de 1.000 diferentes espécies de mamíferos, numerosos pássaros - tanto nativos quanto migratórios - e espetacular vida marinha. Atividades como mountain bike, rafting, trekking e camping, observação de pássaros, mergulho e escalada estão disponíveis em quase todas as regiões da Tailândia.
A Tailândia também é conhecida entre os estrangeiros por sua rica herança cultural e hospitalidade. Muitos festivais divertidos e coloridos, como o Ano Novo tailandês calorosa ou Songkran, o festival da água e Loy Kratong, o festival das luzes onde flutuadores florais à luz de velas são lançados nos rios, sempre chamam a atenção dos visitantes. Além disso, o país oferece um grande variedade de artes e ofícios, desde artesanato local em madeira e requintada seda tailandesa até nielo incrustado de joias delicadas que contam muitas histórias sobre a rica herança do Reino. A diversidade cultural e a renomada hospitalidade do Reino, junto com suas acomodações de classe mundial e instalações para convenções têm contribuído muito para o sucesso contínuo da indústria de turismo tailandesa. Cerca de 15 milhões de estrangeiros agora viajam para o país anualmente.
Ao longo dos anos, o Reino e suas cidades ocuparam o primeiro lugar nas pesquisas de viajantes como estando entre os destinos turísticos mais populares do mundo, incluindo aqueles conduzidos por revistas de viajantes de prestígio, como Condé Nast e Travel & Amp; Lazer, com o último recentemente classificou Bangkok como a primeira cidade do mundo em sua pesquisa "2011 World’s Best Awards". O Reino também foi eleito várias vezes como o destino mais popular entre visitantes de países escandinavos. Localizado no centro do Sudeste continental
Ásia, Tailândia também serve como um centro regional, com muitos viajantes usando-a como base em continuando sua jornada para outros países vizinhos na região e além. Para estes e outras razões, a Tailândia continuará a atrair viajantes de todo o mundo no Anos por vir.
Prêmios e classificações da Tailândia
- Chiang Mai, Tailândia, é a 9ª melhor cidade do mundo em 2018 por Travel + Leisure
- Tailândia ocupa o 46º lugar no Relatório de Felicidade Mundial 2017 pelo Relatório de Felicidade Mundial
- Bangkok é considerada a cidade mais visitada do mundo em 2018 pela MasterCard
- Tailândia ocupa o primeiro lugar no país menos infeliz em 2015, 2016, 2017 e 2018 por Índice de miséria da Bloomberg
- Mercado Or Tor Kor de Bangkok classificado em 4º lugar entre os melhores mercados de produtos frescos do mundo pela CNN
- A Tailândia conquistou três posições nos 20 principais destinos da Ásia-Pacífico em 2015, Bangkok (1ª), Phuket (5º), Pattaya (8º) pela MasterCard
- A Tailândia ocupa o 18º lugar nos principais destinos para expatriados em 2016 pela InterNations
- A Tailândia ocupa o primeiro lugar em número de viajantes conectados pelo Hotel News Resource
- A Tailândia ficou em 4º lugar na categoria Melhor Comida de Rua pela CNN
- A Tailândia foi classificada como a 2ª melhor cidade de destino pela MasterCard
- A Tailândia foi classificada como o 20º país mais feliz do mundo pelo Happy Planet Index