Economia


Desempenho da economia da Tailândia
       • A economia tailandesa está melhorando gradualmente, no terceiro trimestre de 2020, a economia da Tailândia contraiu 6,4%, uma melhoria em relação ao último trimestre. Para 2020, a economia da Tailândia deve contrair 6,0%, melhor do que a projeção anterior. Houve expansão dos gastos do governo e do setor de construção, enquanto outros setores estão se contraindo a um ritmo mais lento. O pior já passou, em 2021, a economia tailandesa deverá crescer 3,5-4,5%.
       • Com pontos fortes no sistema financeiro, tamanho do mercado, dinamismo dos negócios e sistema de saúde, a economia tailandesa tem sido resiliente durante uma série de desacelerações econômicas regionais e globais.
       • Com o progresso significativo na redução da pandemia do COVID-19, a Tailândia está entre os cinco principais países com o maior índice de recuperação do COVID-19, de acordo com o Índice Global COVID-19 (GCI). Isso demonstra que o país pode em breve iniciar sua recuperação econômica. A Tailândia é orgulhosamente classificada:
       A) 21º no Índice de Facilidade de Fazer Negócios do Banco Mundial
       B) 44º no Índice de Inovação Global da OMPI
       C) 57º no Índice de Desenvolvimento de Governo Eletrônico do Fórum Econômico Mundial
       • A Tailândia continua sendo um destino de investimento viável com a conectividade logística cada vez maior dentro da região e fora dela por meio de estruturas multilaterais existentes. Além disso, a força comprovada da Tailândia em saúde e segurança alimentar a tornam um destino seguro para produção e investimento em meia à crise econômica vivida.

Medidas de recuperação econômica
       • Com o objetivo específico de resolver os problemas econômicos causados pela pandemia, o governo criou o Centro de Administração da Situação Econômica (CESA), integrado por ministros da Economia e representantes do setor privado, com a missão de propor soluções econômicas para a economia que tem foram afetados pela pandemia, bem como monitorar os resultados do estímulo econômico
       • A Tailândia implementou medidas econômicas no valor de 2,2 trilhões de THB (70,6 bilhões de dólares), o equivalente a aproximadamente 12% de seu PIB, para mitigar o impacto do surto nos meios de subsistência de sua população. As três fases dos pacotes de alívio econômico incluem medidas monetárias e fiscais abrangentes, incluindo empréstimos bonificados, moratórias da dívida e doações em dinheiro, bem como extensão dos prazos de declaração de impostos. Além disso, o Fundo de Estabilização de Liquidez de Obrigações Corporativas foi estabelecido para manter a estabilidade financeira do país.
       • A tecnologia digital, FinTech em particular, é uma parte importante das atuais medidas de estímulo econômico. O uso de tecnologia digital em esquemas de estímulo econômico é um catalisador para uma economia digital mais forte e transformação digital, por meio da qual o público está acostumado a usar essas tecnologias.
• O esquema de co-pagamento Half-Half inclui micro e pequenas empresas, como vendedores ambulantes locais, que são a base da economia tailandesa.
• Para ajudar o setor de turismo, o esquema We Travel Together incentiva as viagens domésticas por meio de copagamento e o esquema Workation subsidia organizações dos setores público e privado para "trabalhar de qualquer lugar" e desfrutar dos serviços de hospedagem nos diversos destinos de viagens.
Existe também um esquema de copagamento para incentivar as empresas a contratar novos diplomados e reduzir o desemprego.
Internamente, a Tailândia está se concentrando no aumento do consumo e na manutenção do fluxo de capital dentro do sistema econômico, ao mesmo tempo em que adota tecnologia e inovação no processo voltado para pequenas empresas que são fundamentais para a economia tailandesa.
Internacionalmente, em uma cooperação econômica internacional multilateral baseada em regras, a Tailândia está se concentrando em aumentar e fortalecer a cooperação que melhoraria a conectividade da infraestrutura logística e digital dentro e fora da região, bem como aumentar a cooperação para a capacitação em caso de futuras interrupções globais.
Por favor, veja o relatório completo sobre o Desempenho Econômico da Tailândia pelo Escritório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (NESDC) aqui.