Visão geral
• O caminho para o crescimento do país seguirá um modelo econômico chamado Tailândia 4.0, que visa libertar a Tailândia de vários desafios econômicos e ajudar o país a se livrar da armadilha da renda média. O modelo econômico concentra-se em quatro objetivos: prosperidade econômica, bem-estar social, elevação dos valores humanos e proteção ambiental.
• Para alcançar a prosperidade econômica, os principais motores serão inovação, tecnologia e criatividade. O governo tailandês pretende aumentar as despesas com pesquisa e desenvolvimento para 1,5% do PIB, aumentar o crescimento econômico para taxas anuais não inferiores a 5% em cinco anos e aumentar a renda nacional per capita de US $ 5.470 em 2014 para US $ 15.000 em 2032.
• Para promover o bem-estar social, o modelo da Tailândia 4.0 concentra-se em encorajar todos os membros da sociedade a atingir seu pleno potencial e reduzir a disparidade social e a desigualdade de renda. O modelo econômico também visa desenvolver o capital humano, transformando a mão de obra econômica em uma força de trabalho qualificada.
• Para a proteção ambiental, a Tailândia garantirá que os ativos naturais possam produzir todo o seu potencial econômico de forma sustentável. Isso inclui o fornecimento de ar e água limpos e a biodiversidade resiliente necessária para apoiar a produção de alimentos e a saúde humana.
• Na aplicação do Modelo Tailândia 4.0, o governo tailandês lançou o SMART Visa. Projetado para incentivar profissionais altamente qualificados a trabalhar ou investir no Reino. Os vistos SMART oferecem mais benefícios e privilégios do que qualquer outro tipo de visto emitido pela Tailândia. Ele elimina a necessidade de uma autorização de trabalho e também se estende aos cônjuges e filhos daqueles que se qualificam. Os vistos SMART estão disponíveis para investidores, executivos, indivíduos talentosos e aqueles envolvidos em incubadoras e aceleradoras de start-ups que estão trabalhando em um dos 11 setores visados pelo governo tailandês.